domingo, 9 de agosto de 2015

Exemplos de Alotropia

  Alotropia é a propriedade de um mesmo elemento químico formar duas ou mais substâncias simples diferentes, que são chamadas de variedades alotrópicas do elemento.
  Fósforo branco: Leva esse nome por ser branco. Possui fórmula molecular P4, pois é constituído de pequenas moléculas com 4 átomos.
  Fósforo vermelho: É mais estável, menos reativo. Não possui estrutura definida, porém cada grão de pó é formado por milhões de moléculas unidas, dando origem a uma molécula de cadeia longa. É representado pela fórmula Pn.
  Fósforo negro ou fósforo metálico: é obtido aquecendo o fósforo branco a altas pressões.
  Nenhuma dessas variedades alotrópicas do fósforo é encontrada na natureza, é necessário realizar processos industriais com minerais denominados fosfatos para sua obtenção.
 O estanho (Sn) também possui duas formas alotrópicas. No estanho branco (metálico), a ligação é também um misto de metálica e covalente e a estrutura cristalina é tetragonal de corpo centrado, com dois átomos por ponto da rede. A outra forma é o estanho cinza ou estanho alfa e que ocorre abaixo de 13,2 C. O estanho alfa possui estrutura cristalina cúbica e é um semicondutor. Por outro lado, o chumbo (Pb) tem estrutura cristalina tipicamente metálica (CFC). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário